domingo, 20 de março de 2011

Voce sabia ?

DID YOU KNOW

* Os 10 empregos com mais procura em 2010 não existiam em 2004

** Nós estamos preparando os estudantes para empregos que ainda não existem, nos quais deverão utilizar tecnologias que ainda não foram inventadas, para resolver problemas que ainda não sabemos quais serão

*** O Departamento de Trabalho dos EUA estimam que os estudantes de hoje trocarão de 10 a 14 empregos até atinigrem a idade de 38 anos.

**** 1 entre 4 destes trabalhadores estão no seu atual emprego há menos de UM ano

***** 1 entre 2 deles está no emprego há menos de 5 anos.

****** A quantidade de informações técnicas está dobrando a cada 2 anos. Para os estudantes de cursos tecnicos significa que a metade de tudo do que eles aprenderam no primeiro ano já estará ultrapassado quando chegarem ao terceiro ano.

******* Em 2013 será construido um super computador que deverá superar a capacidade computacional do cerebro humano e em 2049, por apenas mil dolares, será diposnibilizado um computador com a capacidade computacional  superior a de toda a espécie humana.

Vide o video completo e pergunte se voce sabe a solução para o ensino universitário :
 (dica : comece trocando a palavra ensino por educação)
<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/xKps5DBJEJ4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Segundo Kiyosaki & Lechter (2001) Na Era Industrial, as regras eram estudar, encontrar um emprego seguro com benefícios e permanecer nele a vida inteira. Depois de mais ou menos vinte anos, chegava à hora de se aposentar e a empresa e o governo tomam conta de você até o final da vida. Na Era da Informação, as regras mudaram. Agora, as regras são estudar, tirar boas notas, encontrar um emprego e depois se preparar para esse emprego. Encontrar uma nova empresa e um novo emprego e tornar a se preparar. Encontrar uma nova empresa e um novo emprego e se preparar mais uma vez e esperar e rezar para consegui economizar uma quantia que dure até depois dos seus 65 anos, pois você viverá mais do que isso. A teoria que definia a era Industrial era E=mc2 de Einstein. A teoria que define a era da Informação é a de Moore, que reproduz a ideologia atual de que a quantidade de informações duplica a cada 18 meses. Em outras palavras; para se acompanhar as mudanças, é preciso reaprender tudo a cada 18 meses. Em seu livro, “O imenso desafio do futuro”, o professor Zuffo revela uma assustadora constatação, a de que o período do ciclo das Eras tem diminuído. Na Info Era ou Era da Informação, o período previsto pelo professor seria de apenas 4 anos, um período menor que o proposto para um curso de engenharia (ZUFFO, 1997).
---------------------------------------------------------------------------------------------
O RELATÓRIO JACQUES DELORS
vide:
pt.wikipedia.org/.../...

O Relatório Jacques Delors, publicado no Brasil como “Educação – um tesouro a se descobrir”, foi elaborado com o objetivo de emitir um parecer sobre as mudanças que deverão ocorrer na educação, por meio de novos processos de aprendizado, para acompanhar a velocidade e o volume de informações disponibilizado pelas novas tecnologias nos meios de comunicação. Este relatório conclui que a educação deverá estar organizada sobre quatro pilares:

• aprender a conhecer – adquirir instrumentos da compreensão;
• aprender a fazer – para poder agir sobre o meio que o envolve;
• aprender a conviver – socializar e praticar atividades cooperativas;
• aprender a ser – integrando os três: conhecer, fazer e conviver.

O aprender a conhecer tem sido o objetivo do ensino convencional e, em menor escala, acrescido do aprender a fazer. Já o aprender a conviver e o aprender a ser envolvem questões comportamentais e requerem uma nova metodologia de ensino.

A questão da grade curricular não se resume em definir o que se deverá ensinar, mas o modo como será ensinado. Com o volume de informações duplicando a cada 18 meses (vide acima), não é possível esperar que aluno aprenda tudo que deveria ser ensinado, mesmo porque não seria possível capacitar os professores para ensinar algo que ainda não foi descoberto ou inventado.
O que nos resta fazer é equacionar uma gestão de mudança curricular constante que não penalize os alunos pela troca constante de disciplinas a serem oferecidas para completar a sua diagonal curricular e a mudança do comportamento da atividade docente:

No ensino convencional o professor sabe, fala, explica, anima, pergunta, responde e cobra. A nova metodologia de ensino exige uma mudança nesses paradigmas, na qual o professor problematiza, apresenta, pergunta, indica possíveis percursos, estimula, orienta, assessora, informa e explica. O novo perfil do docente requer novas competências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário