terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ESCOLA DO FUTURO

A concepção de uma escola centrada no indivíduo, proposto por Gardner (2000), seria rica na avaliação das capacidades e tendências individuais. Ela adequaria os indivíduos não apenas às áreas curriculares, mas também às maneiras particulares de ensinar esses assuntos. E depois dos primeiros anos a escola também procuraria adequar os indivíduos aos vários tipos de vida e de opções de trabalho voltados para suas competências naturais e existentes em sua cultura, uma adequação que se torne uma fonte de realização pessoal e de contribuição para o bem da sociedade. Deveria considerar que nem todas as pessoas têm os mesmos interesses e habilidades e tampouco aprendem da mesma maneira. Na concepção de uma Escola do Futuro, Gardner propõe um novo conjunto de papéis aos educadores: especialista em avaliação, agente do currículo para o aluno, agente da escola-comunidade e professor-mestre.
• Especialista em avaliação: o Centro de Carreira, utilizando metodologias e instrumentos para análise de perfil, poderá tentar compreender, de forma tão sensível e completamente quanto possível, as capacidades e interesses dos alunos.
• Agente do currículo para o aluno: um docente Tutor, assessorado pelo Centro de Carreiras, poderia ajudar a combinar perfis, objetivos e interesses dos alunos a determinadas disciplinas eletivas e determinados estilos de aprendizagem.
• Agente da escola-comunidade: o Coordenador de Estágio terá a função de adequar os alunos a oportunidades de aprendizagem na comunidade mais ampla. Atividades, acompanhadas por um mentor e supervisionado por um coach, em estágios supervisionados, procurando assegurar uma sensibilidade em relação a diferentes tipos de papéis, dentro da profissão, explorando e desenvolvendo competências.
• Professor-mestre: a Coordenadoria do Curso deverá supervisionar e orientar os professores inexperientes, procurando assegurar que a complexa equação aluno-avaliação-currículo comunidade esteja adequadamente equilibrada.
( * ) Os Conselhos de Classe, em suas reuniões, verificariam o equilíbrio da equação e efetuariam correções. Caso contrário, a Coordenadoria de Curso interferiria e sugeriria maneiras de melhorar as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário