The next generation
Space, the final frontier. These are the voyages of the starship Enterprise. Its continuing mission: to explore strange new worlds, to seek out new life forms and new civilizations, to boldly go where no one has gone before.
É admirável como Gene Roddenberry há cerca de 50 anos atrás (década de 1960) pode prever em sua obra Star Trek, muitas das maravilhas tecnológicas que se tornaram realidade. Assim como a evolução de seus personagens, como a do Primeiro Oficial de Ciência, inicialmente ocupado por Spock, um ser meio vulcano meio humano que procurava ser uma máquina e que na nova geração passou a ser ocupado por Data, uma máquina que procura ter sensações humanas (inteligência emocional: intra e inter relacional). Mais impressionante é a concepção do Holotech, um misto de sala de aula com treinamento (EaD, VR, 3D, Caverna Digital). Não é difícil imaginar o que poderá acontecer a daqui 50 anos no futuro, porque provavelmente ele ocorrerá muito antes.
Uma mensagem com um pouco de humor aos “trekeiros” que trabalham na Educação:
"Valorizar a Graduação, a fronteira final. Estas são as metas da Academia. Sua missão contínua: explorar estranhos conhecimentos novos, buscar novas formas de ensinar e novas metodologias de aprendizagem, audaciosamente indo aonde ninguém jamais esteve"