terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A FOME PELO SABER

A metodologia da Educação Cooperativa divide o calendário em quadrimestres, alternando períodos exclusivos de aulas na academia e de estágios supervisionados nas empresas, procurando desenvolver e descobrir vocações e aptidões individuais de cada estudante. Este modelo integra as empresas e a instituição de ensino na formação de profissionais habilitados para enfrentar o dinamismo do mercado de trabalho, o qual exige rápida adequação de função e de conhecimentos atualizados com as inovações tecnológicas. Talvez o maior benefício do Sistema de Ensino Cooperativo, tenha sido expresso por Michel Nunes Costa (graduado em 1997) do Curso Cooperativo de Engenharia Química da EPUSP, em um trecho do seu relatório de Estágio Cooperativo (E4) realizado na Refinaria Presidente Bernardes da Petrobrás em Cubatão: "De estágio a estágio que se passa, verificamos quão fundamental é a integração Universidade-Empresa para a formação profissional de um graduando. Nós nos deparamos com situações e oportunidades cada vez mais excitantes que simplesmente fazem com que cada trabalho se transforme em uma gratificação pessoal. Nós voltamos para a Universidade com "fome" de conhecimento face às inúmeras situações geradas no estágio. Desta forma o aluno retorna mais interessado dando mais valor aos conceitos que serão expostos, porque já sentiu quanto é importante um bom embasamento técnico, aproveitando de forma inigualável o período acadêmico. Verificamos também que a aplicação prática do conhecimento obtido anteriormente em um Módulo Acadêmico qualquer se torna mais robusto e as idéias se fazem mais claras, transformando você em um Engenheiro com conhecimento pleno das ferramentas que utiliza”. (MATAI, 2001).

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