Imaginem aplicar este conceito na graduação. Ao inves de disponilizar “lotes” grandes de vagas para cursos com uma estrutura curricular rígida, permitir uma variedade de pequenos lotes com uma estrutura organizacional flexivel capaz de operar mais de um curso ao mesmo tempo. Por exemplo, ao invés de oferecer Mecatronica, Mecanica, Produção, e Eletronica teriamos grupos de disciplinas de eletronica, de mecanica e de gestão/informática. Se um grupo de alunos desejasse se especializar em mecanica , se concentraria em cursar as disciplinas da área mecanica, se eletronica nas correspondentes, se mecatronica em ambas e assim nos demais casos. Todos receberiam o CREA de ENGENHEIRO, mas com anotações diferentes nas certificações. Desta forma teriamos uma enorme variedade de opções em função das necessidades do mercado de trabalho e dos interesses dos alunos.
Quanto ao KANBAN seria de responsabilidade do Crea e o POKA-YOKE do Ministério da Educação.
PARAFRASEANDO
De acordo com Taiichi Ohno:
Os valores sociais mudaram. Agora, não podemos vender nossos produtos a não ser que nos coloquemos dentro dos corações de nossos consumidores, cada um dos quais tem conceitos e gostos diferentes. Hoje, o mundo industrial foi forçado a dominar de verdade o sistema de produção múltiplo, em pequenas quantidades.
Parafraseando o Dr.Taiichi Ohno:
Os valores sociais mudaram. Agora, não podemos oferecer nossos cursos a não ser que nos coloquemos dentro dos corações de nossos candidatos, cada um dos quais tem conceitos e gostos diferentes. Hoje, a universidade foi forçada a dominar de verdade o sistema de ensino múltiplo, em pequenas quantidades.
Quanto ao KANBAN seria de responsabilidade do Crea e o POKA-YOKE do Ministério da Educação.
PARAFRASEANDO
De acordo com Taiichi Ohno:
Os valores sociais mudaram. Agora, não podemos vender nossos produtos a não ser que nos coloquemos dentro dos corações de nossos consumidores, cada um dos quais tem conceitos e gostos diferentes. Hoje, o mundo industrial foi forçado a dominar de verdade o sistema de produção múltiplo, em pequenas quantidades.
Parafraseando o Dr.Taiichi Ohno:
Os valores sociais mudaram. Agora, não podemos oferecer nossos cursos a não ser que nos coloquemos dentro dos corações de nossos candidatos, cada um dos quais tem conceitos e gostos diferentes. Hoje, a universidade foi forçada a dominar de verdade o sistema de ensino múltiplo, em pequenas quantidades.
O sistema de Produção em massa desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford no início do século XX predominou no mundo até a década de 90. Procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho. Entretanto este sistema tinha que operar com estoques e lotes de produção elevados. No início não havia grande preocupação com a qualidade do produto.
Já no Sistema Toyota de Produção, os lotes de produção são pequenos, permitindo uma maior variedade de produtos. Exemplo: em vez de produzir um lote de 50 sedans brancos, produz-se 10 lotes com 5 veículos cada, com cores e modelos variados. Os trabalhadores são multifuncionais, ou seja, conhecem outras tarefas além de sua própria e sabem operar mais que uma única máquina. No Sistema Toyota de Produção a preocupação com a qualidade do produto é extrema. Foram desenvolvidas diversas técnicas simples mas extremamente eficientes para proporcionar os resultados esperados, como o Kanban e o Poka-Yoke.